quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA


As mulheres vêem cada vez mais conquistando seu lugar em diversos setores da sociedade. De todos eles, o caminho mais árduo tem sido o da participação política. Embora algumas mulheres tenham conseguidos cargos antes nunca conquistados, como é o caso de Michelle Bachelet, que em 2006 se tornou a primeira presidente mulher do Chile e da América Latina, a participação feminina ainda é muito pequena.



No caso do Brasil, as mulheres correspondem a 51,5% dos eleitores, segundo os dados do IBGE. Porém, em 2006 elas não passaram de 14% dos candidatos a cargos eletivos no País. Além disso, os partidos não atingiram a cota mínima de 30% de candidatas mulheres exigidas por lei.
Já no caso das eleitas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 176 mulheres, sendo 3 Governadoras, 4 Senadoras, 46 Deputadas Federais e 123 Deputadas Estaduais/Distritais. Embora os números sejam baixos, esta foi a primeira vez na história que 3 Estados brasileiros (Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pará) elegeram mulheres para o cargo de governadora e, a primeira vez que uma mulher assume o governo do Rio Grande do Sul.

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Lúcia, sou o Neto aqui do Perequê, estou feliz com seu blog e vamos nos unir para encher a política de Angra de mulheres.. Vcs são 10.. Bjss

Anônimo disse...

Lúcia, votei em vc para Deputada Federal. E votarei de novo! Tá chegando a horaaa!

Anônimo disse...

Votei em voce tambem e votarei de novo. Tenho certeza que voce a hora que tiver oportunidade de mostrar seu trabalho irá longe.